Prefeitura apresenta primeiros resultados da auditoria das empresas de ônibus

A conclusão dos trabalhos da auditoria deve acontecer até o final de outubro. (Foto: Adão Souza)

Redação Vetor Norte online

Uma das principais promessas da campanha do prefeito Alexandre Kalil começou finalmente a sair do papel. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou o cumprimento da primeira etapa da auditoria e da verificação independente contábil e financeira das quatro concessionárias do serviço de 18transporte público coletivo de Belo Horizonte.

Responsável pela auditoria, a empresa Maciel Consultores entregou o primeiro relatório à PBH na terça-feira, dia 17, com informações sobre receitas, custos e investimentos das quatro concessionárias. O contrato com a empresa de auditoria prevê ainda pelo menos seis reuniões periódicas, incluindo audiências públicas, com o objetivo de dar transparência aos relatórios que serão apresentados à sociedade. A conclusão dos trabalhos da auditoria deve acontecer até o final de outubro.

“Nós estamos tendo livre acesso a toda documentação. Conseguimos todas as informações necessárias. O nosso objeto de contrato, do trabalho da auditoria, vai de 2013 a 2016. Houve um trabalho anterior, que, na verdade, foi uma verificação independente. Há uma diferença em relação à auditoria que está sendo feita agora, que é um trabalho mais completo”, explicou Shaila Silva, sócia do Grupo Maciel, responsável pela auditoria.

“Foram mais de 5 mil documentos verificados nesta primeira etapa. Esse primeiro momento da auditoria é o que considero a mais trabalhosa, em que os auditores têm que conferir e coletar um volume enorme de documentos”, afirmou Célio Bouzada presidente da BHTrans.

“Anunciamos hoje o primeiro grande passo para as etapas seguintes. O relatório final, que será apresentado à sociedade, também servirá como um instrumento para a tomada de decisões por parte da Prefeitura, sejam elas quais forem”, destacou o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão.

Como será o trabalho da auditoria

A auditoria vai fazer a verificação contábil das quatro concessionárias do serviço de transporte público de Belo Horizonte com extensão ao TRANSFÁCIL, abrangendo os últimos quatro anos, 2013 a 2016 até o mês de agosto de 2018. Posteriormente serão realizados estudos econômicos financeiros para o processo de Revisão Tarifária quadrienal definida nos referidos Contratos de Concessão até o mês de setembro de 2018.

Até o final de outubro será feito uma avaliação da Taxa Interna de Retorno (TIR) das concessões, ou seja, um cálculo feito a partir de custos, receitas e investimentos apurados mês a mês durante toda a vigência dos contratos, de cada empresa consorciada e também do conjunto de todo o sistema de transporte público coletivo por ônibus de Belo Horizonte. O objetivo é apurar o impacto de todas variantes na composição da tarifa.

 

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