Redação Vetor Norte online
O Centro de Saúde Serra Verde, na Regional Venda Nova, passa a funcionar a partir desta sexta-feira(20) de forma temporária – até a conclusão das obras de reconstrução, em novo local. No início deste ano, a sede do Centro de Saúde Serra Verde apresentou rachaduras. Parte da unidade foi interditada e alguns serviços e atendimentos foram transferidos para o Centro de Saúde Minas Caixa. Os técnicos da Prefeitura identificaram a necessidade de reconstrução da sede, com transferência de todos os serviços, equipamentos e pessoal para novo espaço.
A Prefeitura conseguiu junto ao Governo do Estado, sem custos, a cessão de um imóvel, localizado à Rua das Cavalariças, 99 – Serra Verde, na área de abrangência do CS Serra Verde. O imóvel foi reformado e readequado para abrigar, temporariamente, o Centro de Saúde Serra enquanto a sede passará por reforma.
As obras no novo espaço contemplaram manutenções elétricas e hidráulicas, pintura geral, troca de cobertura do local onde funciona a zoonoses, implantação de cobertura na área externa de circulação e espera dos usuários e na e área de espera da farmácia, implantação de rampas de acesso e tratamento asfáltico da área de acesso e estacionamento, que antes era de brita. O custo estimado da obra foi de cerca de R$ 106 mil. O novo espaço tem 10 consultórios e estrutura física adequada para garantir atendimento de qualidade aos usuários e também boas condições de trabalho para os profissionais.
As obras de reconstrução da sede do Centro de Saúde Serra Verde estão orçadas em R$ 3 milhões. A PBH está buscando fontes de financiamento para a execução. Com a mudança para o novo espaço, todos os serviços e atendimentos voltam a ser oferecidos em um mesmo local. A unidade atende a uma população de cerca de 16.500 moradores. A unidade conta com cinco equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), ginecologista, clinico geral, psicólogo. No total, são cerca de 70 trabalhadores.