Conselho Tutelar investe em palestras para garantir direitos

Entre as atribuições dos conselheiros tutelares, estão atender crianças e adolescentes e aplicar medidas de proteção, aconselhar os pais ou responsáveis, além de encaminhar ao Ministério Público notícia e fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou do adolescente.

Com esses objetivos, o Conselho Tutelar de Venda Nova (Rua Boa Vista, 189, Venda Nova) promove palestras para pais e estudantes nas escolas da região. No sábado, 15/09, a conselheira Berenice Ferreira de Lima falou para uma pequena assembléia de pais na Escola Municipal Miriam Brandão (EMMB), localizada no bairro Serra Verde.

A palestra foi um pedido da direção da escola devido ao problema de adaptação dos pais com a mudança nos horários de entrada e saída da escola. A EMMB atende crianças de 2 à 6 anos e os horários são: manhã, de 7h30 às 11h30, e tarde, de 13h às 17h.

A vice-diretora Maria Helena conta muitos pais não respeitam os horários da escola. “A escola mantem um caderno de anotações, com horário e justificativa para a criança que está saindo depois do horário. Tem pai que diz que a escola tem que entender que ele tenha outras prioridades, ao ser questionado sobre a demora em buscar o filho. Uma mãe disse que simplesmente esqueceu de pegar o filho. Ainda temos casos de pessoas virem buscar a criança sem que o nome esteja na autorização, e ficam bravos com a escola, pois não liberamos. A resposta neste caso é “então vocês ficam com a criança ai, depois do trabalho o pai ou mãe busca, mas nem sei o horário”, contou. “Entendemos que problemas e emergências podem acontecer, uma vez ou outra, mas não podem virar regra”, disse.

A conselheira Berenice Ferreira conta que a palestra pretende mostrar o Conselho Tutelar como um órgão responsável pela aplicação de medidas protetivas, e não punitivas. “orientamos as famílias quanto à importância da participação na vida escolar dos filhos com as tarefas de casa, respeito aos horários de entrada e saída, participação nas reuniões e eventos promovidos pela escola. Enfatizamos a importância da família na criação e educação dos filhos, muitas vezes os valores ficam invertidos e as famílias tentam delegar à escola funções que  não lhe competem”, disse.

Outras agendas

27/09 e 01 e 04/10, 14h – Escola Municipal Renato Azeredo – Roda de conversa com alunos de 11 e 12 anos sobre o tema sexualidade;

– 27/09, 19h – Escola Municipal Zilda Arns – Reunião com pais sobre frequência escolar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here