Espaço da Educação Infantil da Escola Pedro Guerra agrada pais e comunidade

Ao completar 37 anos de existência, a Escola Municipal Professor Pedro Guerra (EMPPG) se reinventa e oferece à comunidade a Educação Infantil. Localizada na rua João Ferreira da Silva, 230, bairro Mantiqueira, o Pedro Guerra é uma das mais tradicionais escolas municipais de Venda Nova. Quando foi inaugurada em 1981 já ofertava o ensino de 5ª a 8ª série, o que não acontecia em outras escolas da região, e tornou-se um pólo de formação de 1º grau. Durante quase uma década, a escola ofertou cursos profissionalizantes de Técnico de Informática e Eletromecânica.

Atualmente, a EMPPG oferta da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Educação Infantil está sendo ofertada, desde março, para mais de 200 crianças de 3 a 6 anos, em um galpão e um anexo do prédio principal que teve as salas de aulas readequadas para receber os pequenos. O bloco em questão possui uma entrada própria, na mesma rua da entrada principal da escola.

Ambiente alegre e colorido

Logo que entram, as crianças chegam em um espaço totalmente colorido, com brinquedos infantis e mobiliário adequado, de forma a atender e agradar às crianças de 3 a 6 anos. A diretora Walkiria Vivecananda de Oliveira conta que a comunidade está muito satisfeita com a novidade do Pedro Guerra. “Nós, que já abrigávamos os ciclos da adolescência e da juventude, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ganhamos a alegria e o colorido da infância. A avaliação das famílias é muito positiva em relação ao nosso trabalho”, disse.

O espaço da Educação Infantil conta com seis salas de aula, sala de professores, sala de coordenação pedagógica e um refeitório. São atendidos 225 alunos, distribuídos em 11 turmas, uma das quais, de tempo integral. A equipe de funcionários da Educação Infantil da EMPPG conta com 20 Professoras, uma coordenadora pedagógica e dois auxiliares de apoio à inclusão.

Reconhecimento da comunidade

A satisfação e o encantamento com o espaço alegre e colorido ficam estampados no rosto dos pais e das crianças. Lorena Isaias Dias, mãe do aluno Gabriel Isaias Martins Mota, se diz satisfeita com a localização da escola, a acessibilidade do lugar e o bom trabalho dos profissionais. “O bom trabalho dos profissionais de uma escola reflete-se no educando. Então, a criança que se desenvolve no ambiente escolar é a grande resposta que esperamos desse conjunto de professores. A Escola Pedro Guerra, adaptada para receber essas crianças, exerce, com excelência, todas as atividades, promovendo a socialização, o interesse pelo aprendizado de conteúdos que despertam esse interesse. Além de tudo, a escola está situada em lugar acessível, em boa localização. Temos aqui um ambiente tranquilo e harmonioso”, elogiou.

Dayane Estefanie, mãe da aluna Maria Luiza, de 3 anos, agradece a dedicação e o amor dos profissionais com sua filha. “Para as crianças que estão começando, o ensino tem sido de total importância para elas continuarem a sonhar. Aqui na escola, as crianças têm sido bem acolhidas e instruídas. E isto é muito importante para os pais que querem seus filhos em um mundo melhor, em que a educação e o respeito sejam o princípio de tudo. Torcemos para que este ensino continue para todos. Apesar de estar ainda em período de adaptação, tem ajudado muito, principalmente, para aquelas crianças com dificuldade de fala e convívio.” avaliou.

Davdson de Abreu, pai da aluna Rayssa Passos de Abreu Brito, 5 anos, é ex aluno do Pedro Guerra e considera importante que a escola ofereça do ensino infantil ao fundamental. “Eu moro aqui no bairro e, na minha adolescência, estudei aqui. Eu considero a escola Pedro Guerra uma das melhores escolas que conheço”, anunciou.

Semana da Educação Infantil

Na segunda-feira, 20 de agosto, em comemoração a Semana Nacional da Educação Infantil, as crianças foram recebidas pelos professores, vestidos com fantasias do universo infantil. Todos os dias da semana, as crianças participaram de oficinas de pintura, seção de cinema, com pipoca, oficinas de música e de teatro, e no sábado , dia 25, foi a vez da Festa da Família.

Camila Braga, moradora do bairro Letícia há 31 anos, ficou satisfeita com os investimentos no local. “Agora, a praça está mais segura e mais limpa para as crianças brincarem tranquilamente. Com a revitalização, ficou tudo limpo, bem melhor para as pessoas frequentarem. Hoje eu venho muito pouco nesta praça, mas a frequentei muito na minha infância”, contou.

 

 

 

Importância das praças na cidade

 

As praças, assim como outras áreas verdes, têm uma importância muito grande para os centros urbanos. Elas são responsáveis pela presença de vegetação na cidade e proporcionam inúmeros benefícios aos seres humanos. Além das funções estética, educativa, ambiental e ecológica, essas áreas também desempenham uma importante função social – são espaços para o convívio entre os moradores e a prática de exercícios físicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here