Espaço do Conhecimento terá programação sobre Astronomia

O Universo encanta os seres humanos desde os primórdios. Não é à toa que quase toda criança pensa em ser astronauta: para desvendar o céu e o que há além dele. Em setembro, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece uma programação gratuita, divertida e didática sobre a Astronomia! Para participar, basta retirar uma senha na recepção. 

Todos os dias, o Planetário leva o público a um passeio pelo cosmos. Sessões para todas as idades permitem uma experiência imersiva e contemplativa pelo espaço sideral. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). 

Aos sábados, a Observação Noturna permite que o público veja de perto detalhes daqueles pequenos pontos brilhantes no céu. No Terraço Astronômico, das 19h às 21h, é possível ver a Lua, planetas e aglomerados de estrelas com a ajuda de dois telescópios. A partir das 17h30, 120 senhas são distribuídas gratuitamente.

No domingo, a diversão fica por conta da Observação do Sol, das 11h às 13h. A atividade também é gratuita e tem senhas distribuídas a partir das 10h. Um telescópio especial auxilia adultos e crianças a olhar para o Astro-Rei sem danificar a visão.

Conhecendo o Universo!

No sábado, dia 1º de setembro, às 14h, o Jogo do Sistema Solar convida os visitantes a testarem seus conhecimentos sobre o conjunto de planetas que giram em torno do Sol através de cartas que estimulam a observação e a lógica.

No feriado da Independência do Brasil, 7 de setembro, sexta-feira, também às 14h, o público vai descobrir a forte influência da Astronomia na criação da bandeira do Brasil em Astronomia da Bandeira. No dia seguinte, no mesmo horário, em Teatro dos Planetas, os participantes encenam Júpiter, Saturno e outros corpos celestes que podem ser vistos a partir da Terra, simulando seus movimentos e posições.

No dia 15, Fases da Lua ensina o público a prever a visibilidade do nosso satélite natural a qualquer momento. E na semana seguinte, no dia 22, crianças e adultos recebem mapas estelares para criarem suas próprias constelações em Coleção de Estrelas

Para fechar com muita animação, a contação de histórias  Desvendando as constelações guaranis revela como esse povo indígena enxerga o céu. A atividade ocorre no dia 29, também às 14h. 

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e clube de leitura prometem agitar o mês de setembro. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, bairro funcionários. Mais informações no site ou pelo (31) 3409-8350.

Agenda: 

Observação Noturna
Quando: todos os sábados, às 19h
Classificação: livre

Observação do Sol
Quando: todos os domingos, às 11h
Classificação: livre

Jogo do Sistema Solar 
Quando: 1º de setembro, às 14h
Classificação: a partir de 08 anos

Astronomia da Bandeira
Quando: 07 de setembro, às 14h
Classificação: livre

Teatro dos Planetas
Quando: 08 de setembro, às 14h
Classificação: a partir de 06 anos

Fases da Lua
Quando: 15 de setembro, às 14h
Classificação: a partir de 08 anos

Coleção de Estrelas 
Quando: 22 de setembro, às 14h
Classificação: a partir de 06 anos

Desvendando as constelações guaranis 
Quando: 29 de agosto, às 14h
Classificação: livre

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here