Festejos juninos chegam com tudo na Pracinha do Tupi neste fim de semana

São Mateus tem se apresentado em várias cidades do interior de Minas e de todo o país / Foto: reprodução Facebook

Neste fim de semana será dada a largada para os festejos juninos no bairro Tupi, região Norte de Belo Horizonte. O Grêmio Cultural e Social Arraiá do São Mateus fará a festança, regada com danças e muita comida típica, na Praça Cândido Portinari, das 18h à meia-noite, no sábado e domingo. Os organizadores também irão recolher cobertores e agasalhos a serem doados a pessoas necessitadas.

Na programação, apresentação de cerca de 15 grupos de quadrilha da capital e região metropolitana, além de uma variada praça de alimentação.

De acordo com Diogo Aredes, vice-presidente do São Mateus, é um momento de alegria e descontração. “Claro, com muita música e delícias típicas”, diz.

História

Fundado em 2001 pelo historiador Alexis Alves Raposo, no bairro Tupi, o propósito do São Mateus é preservar a cultura mineira e divulgar a arte de dançar quadrilha.

Desde a sua criação, o grupo conquistou quatro títulos de campeão do concurso entre as quadrilhas da Regional Norte e venceu o Arraial de Belô em 2001 e 2007. No ano passado, eles ficaram em quarto lugar na competição.

A fama do grêmio cultural vai além das fronteiras mineiras. O São Mateus representou o Estado em três concursos nacionais. Em 2007, os integrantes estiveram em Fortaleza, onde Alexis Alves conquistou o prêmio de melhor marcador do Brasil, vitória também alcançada em 2011, em Tocantins.

De 2015 a 2017, os quadrilheiros estiveram no Festival Nacional de Folclore, realizado em Olímpia, no interior de São Paulo.

Atualmente com 70 componentes moradores de várias partes de Belo Horizonte e região metropolitana, o São Mateus tem ensaiado a coreografia a ser apresentada em 2018, com o tema Grande Sertão Veredas, desde o fim do ano passado. Os eventos acontecem na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, no bairro Floramar. Porém, geralmente eles não são abertos ao público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here