Livro de memórias apresenta Venda Nova do início do século XX

Maria de Lourdes Ribeiro Pires (E), autora do livro “Um tempo, um lugar, uma lembrança - Venda Nova” e Lucia César Santos. (Foto: Janete Ribeiro)

Ao completar 90 anos, e provocada pela amiga Lucia César Santos, uma das mais atuantes guardiãs da cultura e da memória de Venda Nova, a advogada Maria de Lourdes Ribeiro Pires, Dona “Naná”, nascida em Venda Nova em 1928, lançou o livro “Um tempo, um lugar, uma lembrança – Venda Nova” publicação que conta quase um século de história, contada em primeira pessoa, a partir de sua espetacular memória.

Precocidade

A provocação da amiga de longa data surgiu durante encontros em que relembravam fatos passados, e a memória de Naná sempre se mostrava prodigiosa. Nesses encontros, a advogada contou, por exemplo, seu hábito de acompanhar, aos seis anos de idade, as aulas do Grupo Escolar Santos Dumont, de quem era vizinha, do alto de uma jabuticabeira! E sua proeza, aos seis anos e meio, de procurar a diretora do Grupo Escolar Santos Dumont, Dona Maria Dias, e expressar seus desejo de estudar antes da idade obrigatória de sete anos, definida pela Secretaria Estadual de Educação. Naquele momento, passou pelo seu primeiro vestibular quando provou que estava madura o suficiente para se matricular.

Retrato de uma época

Com sua escrita primorosa, Naná conta com riqueza de detalhes como era a Venda Nova em que nasceu, morou e cresceu. Pelo livro, é possível conhecer as personalidades que marcaram a região, como a parteira Leonina Ribeiro, avó de Naná, seu avô, Mestre João Ribeiro, e o Padre Pedro Pinto. O livro permite aos leitores fazer um retrato de como era a vida em Venda Nova nas primeiras décadas do século XX: como era a pratica do ensino, os encontros religiosos, as atividades comerciais, entre outros assuntos.

De acordo com Hye Ribeiro, filho da escritora e responsável pela edição do livro, não há objetivo de comercialização de Um tempo, um lugar, uma lembrança – Venda Nova. Exemplares serão distribuídos nas escolas municipais e estaduais da região, além do Centro Cultural de Venda Nova, para que a população possa ter acesso.

 

10 COMENTÁRIOS

  1. NASCI E ME CRIEI EM VENDA NOVA.
    GOSTARIA DE OBTER UM EXEMPLAR. “UM tempo, Um lugar, uma lembrança – Venda Nova”
    COMO PODEREI FAZER????
    EXISTE ALGUM PONTO DE VENDA?
    POSSO COMPRÁ-LO PELA INTERNET???
    OBRIGADA.

  2. NASCI E ME CRIEI EM VENDA NOVA.
    GOSTARIA IMENSAMENTE DE OBTER O LIVRO UM tempo, Um lugar, uma lembrança – Venda Nova.
    EXISTE ALGUM PONTO DE VENDA?
    POSSO COMPRÁ-LO PELA INTERNET?
    AGUARDO ANSIOSAMENTE SUA RESPOSTA.OBRIGADA

  3. Gostaria muito de obter um exemplar desse livro, não nasci em venda nova, mas fui criada aí, tenho muitas saudades desse lugar, deixei aí muitos amigos…

  4. Também queria um livro ,pois como toda a minha família nascemos e crescemos em Venda Nova, e estamos lá até hoje no mesmo lugar. Amamos muito nossa terra .

  5. Sou filha de Venda Nova. Fui criada na chácara do Sr. Ferretti. Depois morei ao lado da cada do Afonso Lara. Gostaria de receber um exemplar. Como faço para adquirir?

  6. Nasci, cresci e me casei em Venda Nova. Não moro mais lá, mas tenho muitos parentes que ainda moram. Gostaria muito de obter o livro. Como conseguir um exemplar.

  7. Senhores
    Saudações do Espírito Santo.
    Meu nome é Marcos Fernandes de Oliveira, sou de Venda Nova mas moro em Jacaraipe/Serra/E.S. ,e desejo adquirir um exemplar do livro.Solicito orientações de como fazê-lo.Meu celular(27)997 158 461.Obrigado pela atenção e um grande abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here