Prefeitura de BH reabre licitação para obras no Ribeirão do Onça

Obras devem durar cerca de 540 dias a partir da assinatura da ordem de serviço / Foto: Amira Hissa - PBH Divulgação

A licitação para a execução das obras de otimização do Sistema de Macrodrenagem da Bacia do Ribeirão do Onça, na região Nordeste da capital, foi reaberta pela prefeitura. A intervenção é aposta do Executivo para reduzir o risco de enchentes no local, além de ser uma antiga reivindicação dos moradores.

Os investimentos no serviço passam de R$ 45,2 milhões. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Saneamento (FMS) e do financiamento junto ao Ministério das Cidades.

A obra integra a primeira fase da otimização do Sistema de Macrodrenagem dos três córregos: Onça, Ribeirão Pampulha e Cachoeirinha.

Será feita a implantação de canal paralelo à canalização existente no Ribeirão do Onça, iniciando nas proximidades do cruzamento da avenida Cristiano Machado com avenida Risoleta Neves até a divisa com a faixa de domínio da CBTU dentro da Estação São Gabriel, numa extensão de 286,96 metros. No trecho final, próximo à faixa de domínio da CBTU, esta nova estrutura se interligará ao canal já existente no Ribeirão do Onça.

As intervenções deste canal projetado serão executadas utilizando a tecnologia de construção conhecida como parede diafragma. Está projetada ainda a junção com o canal do Ribeirão do Onça existente, que será executada também com a mesma tecnologia. Serão colocadas ainda vigas de concreto armado, “abraçando” a canalização já existente.

A previsão de duração dos trabalhos é de 540 dias contados a partir da assinatura da primeira ordem de serviço. A data final para o recebimento de proposta é 9 de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here